Search this site
Embedded Files
Skip to main content
Skip to navigation
Home
Psicologia
Banda Terapêutica
Formação Acadêmica
Publicações
Discografia
Contato
Home
Psicologia
Banda Terapêutica
Formação Acadêmica
Publicações
Discografia
Contato
More
Home
Psicologia
Banda Terapêutica
Formação Acadêmica
Publicações
Discografia
Contato
Publicações
Jacques Cohen on Instagram: "Reflexão sobre o artigo de Jorge Bondía "Notas sobre a experiência e o saber da experiência" Nos orientamos a partir daquilo que nos foi colocado como importante, nas palavras cedidas pelos profissionais capacitados em nos ensinar... Mas esses profissionais estão repassando informações ou nos estimulando a refletir? Na sociedade em que vivemos, no "mundo da técnica", fomos absorvidos como profissionais e alunos passivos e com a obrigação de sermos super informados, informados e com opiniões sobre as milhões de coisas transmitidas e compartilhadas virtualmente. Mas de que forma isto vale na atuação cotidiana, na fragilidade do cotidiano de um aluno em uma sala de aula apenas aceitando opiniões verdadeiras por serem aprovadas, apolíticas e supostamente "neutras"? As ideias se perdem na falta de sentido e neutralidade; e a propriedade para com o que se vive se perde num mar de teoria somente útil aos comentaristas literários ou críticos de arte. Não são, aqueles conteúdos de fragmentos de informações superficiais, conteúdos importantes para a vida como acontece hoje, pois revela apenas a distância dos fatos ensinados na escola da experiência e compreensão de si e da reflexão própria acerca do que acontece ao seu redor, visando a autonomia e a libertação política e intelectual. De um jeito mais conciso, quero afirmar com isso, que a forma como somos ensinados e ensinados a ensinar é - pasmem - inútil num sentido prático e político, pois aquilo que seria de mais importante para o saber, tendo em vista esta perspectiva, é a capacidade de refletir sobre si e como se vive, de experienciar algo, ser implicado por algo, deixar-se ser afetado por um conhecimento e transformar-se a partir disso. Por fim, a atenção de todos acaba por se perder na diversidade caótica de informações reais-virtuais e opiniões sobre tudo e todos, e nada, ao mesmo tempo. Jacques Cohen Psicólogo CRP 06/141147"
Jacques Cohen on Instagram: "-Ensaio sobre a felicidade- A felicidade deveria ser analisada num momento de tristeza, quase como um objeto que se perde quando visto muito de perto. É um modo de se estar no mundo, um sentimento, uma afinação mais harmoniosa ou dissonante. É muito curioso como a música consegue produzir sentimentos através dos sons e dos intervalos, que tem essa função. Experimente encadear uma série de acordes tristes, verá que essa progressão deixaria a música cada vez mais triste, quase insuportável. Também verdadeira é a sensação de resolução quando há maior equilíbrio entre os acordes sombrios, brilhantes, tensos, alegres. A complexidade e possibilidade de formação destes padrões é imensa. E a felicidade? A felicidade é a gota de orvalho de Vinicius de Moraes; passageira, se vai tão rápido como o sol que pode nascer e se pôr e, neste entremeio, pode ser conquistada e perdida em atos de ganhar-se ou perder-se. Neste ensaio, perder-se ou ganhar-se é aproximar-se mais do melhor de si mesmo, como o mito do herói de Jung. A felicidade, nesta perspectiva, (não) poderia residir num ideal, numa nota de cem, numa pétala de flor, num grão de açúcar ou outro químico quaquer. Se a felicidade residisse nos objetos de fora, quanto ela seria verdadeiramente minha? Parece mais difícil concretizá-la até o seu fim quando a sua morada está depreciada e, igualmente, sustentá-la sem algum tipo de materialidade básica. Será que poderia ser desfrutada plenamente se não houvesse a tristeza como um contraponto? A angústia chega disfarçada de ansiedade para nos lembrar que, possivelmente, estamos nos negligenciando e é, curiosamente neste momento, que se ilumina um caminho na escuridão. Algo do que já estava alí. A felicidade não é um lugar no futuro, isto é ansiedade. Ela só pode ser no AGORA, sendo e acontecendo dentro de si, pois ela é conquistada a todo instante, a cada momento –um- presente. Deriva-se da escolha e da possibilidade de ganhar-se, num acordo harmonioso, que em sua vibração, influencia a harmonia final da obra. Mais textos no site www.oalbumdossonhos.com.br Psi Jacques Cohen #felicidade #agora #vivendonopresente #zen #devir #psicologia #psicologo #viverbem #saude #alegria"
Jacques Cohen on Instagram: "Alguém sabe o nome deste artista? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A imagem é forte e me traz algumas reflexões. A minha geração, nascidos no início dos anos 90, foi marcada pela transição do analógico pro digital. Com um smartphone/tablet, objeto que antes eu só podia imaginar - e imaginava - uma "tábua" sem fundo cujas possibilidades práticas seriam as mesmas que a de um PC. Fomos dos toques polifônicos às chamadas com toque em MP3 em poucos anos. Era uma transformação incrível que ocorria em uma velocidade empolgante. O fluxo de informações também aumentou exponencialmente. Quando, ainda na internet discada - que impedia a todos da casa de realizar ligações - podíamos fazer downloads numa velocidade de 0,015mb, enquanto hoje fazemos a 150mb ou mais. Foi um aumento de mais de 10 mil vezes em duas décadas. Enfim, me sinto até um ancião ao traçar essas comparações, visto que as mudanças são tão impressionantes que nem se tentássemos conseguiríamos acompanhar. Sobre a valocidade que as informações transitam e a dependência que temos do mundo virtual, indago agora, a partir do olhar do artista que ilustrou essa imagem: quanto usamos a virtualidade e quanto a virtualidade nos usa? Como tudo, recomendaria usar com moderação. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mais textos, infos e reflexões no site: www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #ti #tecnologia #saudemental #terapia #musicoterapia #psicologo #fenomenologia #equilibrio #saude #moderacao #psicologia #reflexaododia #anciao #analogico #digital"
Jacques Cohen on Instagram: "Frase ilustre de Carl Jung, cujo pensamento multipolar trouxe contribuições imensas para a psicologia. Os conceitos criados por ele caíram na cultura popular de uma maneira tão entranhada que chegou-se a perder de vista quem foi seu "criador". Jung identificou no início do século passado a importância do self, uma estrutura interna que aponta um caminho de individualização. Falou também sobre os complexos, dos mais conhecidos, o complexo de inferioridade, o complexo paterno, o materno. Cunhou os termos extroversão e introversão, bem como desenvolveu noções gerais bastante utilizadas nos dias de hoje sobre os tipos de personalidade. Psi Jacques Cohen Mais textos no site: www.oalbumdossonhos.com.br #depressãonãoéfrescura #depressao #psicologia #jung #psicologiaanalitica #individualidade #introversao #existencialismo #saudemental #carljung"
Jacques Cohen on Instagram: "Sobre a imensidão fenomenológica de Bachelard e as minhas impressões de pilotagem ------------------ Enquanto vago num sobrevôo genérico sob a imensidão de uma floresta, me perturba um devaneio firme de que deveria, num mergulho radical, me dedicar a uma observação mais profunda. Me pego imaginando os veios das rochas, os detalhes nas árvores, o movimentos dos bichos, que se ocultam neste meu vôo rasante. É claro que há, e isto não discuto, um saber e uma clareza de perpassar tudo pelos ares e tecer a topografia desta terra, mas transito também e me angustio em pensar a possibilidade da perda deste olhar curioso, dos detalhes que ali me aguardavam e que se perderão no horizonte topográfico deste tipo pensamento, um enquadramento rude. E a que se deve isso, afinal? Por que tanta pressa? Assim, numa mudança radical de objeto, se passo e transito pelo corpo, o humano, num mesmo passo rasante, percebo o "humano", defino sua topografia, mas perco os seus entraves, suas cavernas e pontos sombrios. Seria muito mais seguro definí-lo do que compreendê-lo em seu movimento, encobrindo-o num projeto de passado e presente, em sua concretude (ou na minha?). Mais valeria abraçar a imensidão ardente de um futuro incerto, angustiante, porém, livre. Assim vive a floresta, que respira com ou sem mim, mas é só à partir de mim, do humano, que a floresta (ou o si mesmo) torna-se uma questão e ganha uma sobre-vida: um sentido. Projeto do homem que, imóvel, se move na imensidão. Psi Jacques Cohen Mais textos no site: www.oalbumdossonhos.com.br #olharfenomenologico #bachelard #psicologia #fenomenologia #poetica #imensidao #oalbumdossonhos #subjetividade #empatia #depressãonãoéfrescura #depressao #encontro #saudemental #psicoterapia #psicologo #clinicadepsicologia"
Jacques Cohen on Instagram: "Algumas imagens são ótimas e, muitas vezes, valem mais que mil palavras. Gostei como o artista, com muita sensibilidade, conseguiu ilustrar aqui este belo ofício: ouvir, compreender e devolver o que sempre esteve alí, mas de maneira mais clara! Psi Jacques Cohen Mais textos e informações: www.oalbumdossonhos.com.br #nitidez #luzesombra #terapia #psicologia #psicanálise #psicologia #fenomenologia #saudemental #bemestar #escutareouvir #elaborare #ressignificar"
Jacques Cohen on Instagram: "Ubuntu: eu sou porque pertenço ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ "No teste de um antropólogo americano, algumas crianças de uma tribo africana competiram para ver quem chegava primeiro em uma corrida. O prêmio, estipulado por ele, seria uma sacola cheia de frutas. Dada a largada, todas deram as mãos e chegaram juntas na linha de chegada. Ao serem perguntadas sobre o porquê de terem feito isso, responderam: ubuntu - como posso aproveitar do que tenho se ao meu lado estará um colega sem nada nas mãos?" Tive a oportunidade de me deparar com esse termo muito utilizado por diferentes tribos do continente africano. Esse termo, "Ubuntu", me fez refletir sobre a importância e o papel dos outros no desenvolvimento da nossa compreensão de si e do mundo. Algo que, nesta filosofia africana, aparece encrustado na noção de pertencimento e de quem somos nós. E trata-se de algo muito lógico: para ser humano, antes, preciso de alguém, um outro ser humano. E é, nesta necessidade de um outro, que se afirma a importância desta ética. A palavra ubuntu muitas vezes é utilizada como adjetivo, ao que se refere a atitude de alguém, com mais ou menos ubuntu. Foi neste espírito de respeito mútuo pelo outro e ubuntu, até mesmo pelo seus próprios inimigos, que Nelson Mandela, com políticas contundentes e consonantes a ideia ubuntu, ajudou a pacificar a África do Sul e restabelecer a comunicação entre as diferentes populações, crenças e valores que nela coabitavam. E, por fim, "ubuntu" parece muito distante da nossa realidade; a impressão de um senso ético e de solidariedade, de um outro igual a mim. Ubuntu entra na contramão da concepção pós-moderna de um mundo competitivo, virtual e cujas relações e o bem estar não ligam-se ao paradigma ético, mas, muito mais "visceral", econômico e individualista. Há espaço para ubuntu nos dias de hoje? Prefiro crer que sim. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mais textos e informações no site www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #uniao #solidariedade #ubuntu #psicologo #psicologia #psicoterapia #psicologiasocial #sociedades #etica #liberdade #respeito #empatia #nelsonmandela #autoconhecimento #saudemental #depressao"
Jacques Cohen on Instagram: "A arte tem essa mania de nos revelar e desencobrir certos fenômenos. Precisei postar essa imagem, produzida por um artista que desconheço. Já o significado me é muito familiar, aparece no consultório e nas mais diversas linhas teóricas; o vazio. Vazio que move, que paralisa, que faz sofrer, que nos faz sentir vivos, que nos atravessa, que clama e re-clama. Certos vazios são fáceis de lidar, outros são tão vastos que percorrem todo o peito. Alguns vazios precisam ser experimentados, outros superados, preenchidos. Preenchidos de si, de amor próprio e de auto-cuidado. Tentadores são os subterfúgios para ocuparmos estes espaços. Será que sempre precisam ser ocupados? Psi Jacques Cohen Reflexões e textos na seção blog do site: www.oalbumdossonhos.com.br #vazioexistencial #falta #depressao #existencialismo #sentidodavida #psicologia #psicoterapia #psicologo #faltaexistencial #viraser #self #encontro"
Jacques Cohen on Instagram: "Fazer ligações e enviar longos áudios no "Whats" se tornou praticamente um "ataque" à etiqueta. Como panorama geral, em uma vida cujo Wi-Fi é quase tão importante quanto um copo de água, os fios literais desaparecem e os laços sociais se estreitam O sofrimento psíquico vai, com o olhar psiquiátrico, ganhando uma nomenclatura específica e cada vez mais frequente aos ouvidos: depressão, ansiedade, pânico e TDAH. Estas "doenças" tem nos orbitado, são simbólicas, pois acusam o sofrimento moderno. Utilizando a perspectiva da psicologia enquanto fonte de saber e potencial de cura, lhes faço um convite para irmos além da nomenclatura psiquiátrica, nos aprofundando neste fenômeno, da velocidade que vivemos, à luz de nosso contexto mundano, histórico, psicológico e social. Enquanto cidadãos e membros desta "cultura tec", sofremos o apelo da velocidade cada vez mais acelerada em que se passam os acontecimentos da vida, isto é, do fluxo de informações que temos de lidar todos os dias. Junto a isso, enfrentamos a iminência da falta de recursos naturais, mudanças políticas, entre outras mil variáveis advindas das mudanças e modificações do início deste século que nos atravessam enquanto seres da informação, digitalizados e globalizados. Fato é que a velocidade com a qual nos concentramos e nos debruçamos sobre as questões do dia a dia está aumentando. Novamente, como panorama geral, em uma vida cujo Wi-Fi é quase tão importante quanto um copo de água, os fios literais desaparecem e os laços sociais se estreitam. A própria busca por atendimento psicológico, bem como qualquer forma de atividade ou serviço torna-se cada vez mais presente nas mídias sociais. A procura por atendimentos e recomendações que se davam apenas no "boca a boca", hoje se dão em nos grupos de Facebook, no Twitter, no Google e no Instagram. E onde ficou a confiança do olhar e recomendação de nossos vizinhos e pessoas próximas? Vai se perdendo esta dimensão afetiva. Texto continua na íntegra no meu Blog no site: www.oalbumdossonhos.com.br Psi Jacques Cohen #tecnologia #psicologia #ansiedade #virtualidade #subjetividade #saudemental #patologiascontemporaneas Oi"
Jacques Cohen on Instagram: "Cada um de nós só pode ser si mesmo. Por mais que pareça óbvio, é uma condição existencial, pois cada um só pode ser quem é. Ainda assim, na dureza e radicalidade de ter ser si mesmo, muitas vezes fugimos, nos enganamos, nos diluímos. Esta é uma escolha as vezes mais ou menos consciente. Assim se entende a frase na imagem, como um clamor existencial, um sopro de consciência: onde será que estou? Como faço para me ter de volta? Este é um modo existencial de compreender a vida: a cada instante, uma sucessão de ganhar-se ou perder-se. Acredito que encontrar-se às vezes é necessário e é sempre um processo. Pode ser um caminho compartilhado ou solitário para o autoconhecimento, mas que quase sempre requer bastante coragem e honestidade. Psi Jacques Cohen CRP 06/141147 Mais textos no site: www.oalbumdossonhos.com.br #autoconhecimento #fenomenologia #existencialismo #psicologia #autocuidado #saudemental #depressãonãoéfrescura #angustia #transcender"
Jacques Cohen on Instagram: "O Respeito no Atendimento Terapêutico Eu precisava da imagem do Merli - símbolo da relação de respeito e horizontalilade - ensinando ética na clínica. Então como não achei uma, tive de fazer eu mesmo para acoplar neste texto! Agora vou explicar... ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Todo psicólogo deveria passar em análise. Isto é de praste, assim como fazer uma supervisão e sempre dedicar-se a aprimorar seus conhecimentos. Na minha condição de paciente e profissional, já me deparei, infelizmente, com profissionais que sentiam-se hierarquicamente superiores em seu lugar "privilegiado" de saber ou suposto saber. Colocar o psicólogo em um patamar de suposto saber pode ser bastante importante na análise, desde que ele, o psicólogo, saiba qual é o seu papel e a responsabilidade que tem em cada uma de suas sugestões. Digo, a todos aqueles que procuram atendimento e também aos meus pacientes, que a relação psicólogo-paciente deve ser horizontal e de respeito. Se algo está te incomodando, o melhor é tentar conversar com o seu analista e expor o que está sentindo. Ser psicólogo não autoriza o profissional a diagnosticar sem ética e desrespeitar o paciente ao confrontá-lo com o seu sintoma "inconsciente" ou o sintoma que o analista compreende que ele tenha. O processo terapêutico nem sempre é confortável, mas o respeito deve ser uma constante. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mais textos e informações no site www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #respeito #etica #codigodeetica #autoconhecimento #autocuidado #olharcuidadoso #empatia #responsabilidadeafetiva #profissionalismo #psicologo #papeldopsicologo #psicologiasocial #psicologia #merli"
Jacques Cohen on Instagram: "Em clima de halloween, resolvi abordar um assunto pertinente a nós. Muito dos nossos maiores medos são meras projeções. Para te mostrar isso vou te fazer uma pergunta: qual o significado da palavra medrar? A primeira coisa que vem a mente é a palavra medo (ou algo relacionado), muito por conta da semelhança fonética. Mas, muito distante deste significado, a palavra medrar significa crescer, amadurecer. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Pois é, nessa distorção compreensiva, que criamos os nossos próprios monstros. Muitas vezes achando que é do lado de fora que residem os zumbis, fantasmas, monstros e espíritos malignos. Mas, mais amendrontador que essas figuras de fora, é reconhecer os monstrinhos que habitam em nós. Reconhecer as confusões internas é, ao mesmo tempo, abraçar e jogar uma luz nas contradições - muito naturais - que nos habitam. Assim, o medo que lá fora tomou proporções enormes, com mais autoconhecimento, reaparece agora muito mais inofensivo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mais textos e informações no site www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #halloween #monstros #psicanalise #projecao #compreensao #autoconhecimento #autocuidado #projecoes #fenomenologia #psicologo #psicologia"
Jacques Cohen on Instagram: "Tentando fugir só conseguiu ficar mais perto. Forçou mudar os ares, mas referência era a mesma: o outro. Se ao fugir do grave vou pro agudo, continuo no mundo da música, desaguando na mesma coisa. Outro lado, mas a mesma moeda. Transcender é a nova valsa; é poder optar por outro tipo de investimento de tempo e energia, outro caminho à rumar, voltar-se a si e não mais ao aversivo que sombreia a fuga. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀Seria esta a primeira vez que fugiu? A primeira vista parece que é isso que ajuda mais: correr para cada vez mais longe do problema. Rolar a fruta para longe da árvore. Mas a fuga cansa e a energia pode querer voltar a origem, fadada a começar de novo. Ao projetar uma nova fuga, não se dá mais um giro em falso? Com mais sorte, num movimento crescente - espiralado - já em um novo patamar, pode-se agora re-ver o caminho: respirando novos ares e produzindo um novo rumo ao não mais tocar a mesma música, mas trocando de estilo, mudando o tom. No trabalho do psicólogo consiste uma ação cautelosa, essa modulação-transcendente: contribuir nesses desgrudes ao perguntar na direção de delinear contornos, contar os compassos. Quando muito chiada essa transição eu-outro, se destrói a harmonia. Quando muito sutil, torna-se irrelevante e inaudível. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Na vida, vamos se preparando aos poucos: começamos pelo dueto de chegada ao mundo até atingir o vôo solo de um recital: re-conhecendo a própria história ao repetir, mas se apropriando da mesma, na melhor das hipóteses-sinfonias, aceitando e re-conhecendo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mais textos na seção blog do site www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #psicologo #psicologia #rotatoria #fuga #fugir #redescobrir #retorno #viagem #roadtrip #memoria #leidoretorno #transcender #ressignificar #transcendencia #fenomenologia #existencialismo #esquiva #aprendizado"
Jacques Cohen on Instagram: "Adoro os ditados populares! Eles carregam uma grande sabedoria de quem viveu e experimentou das idas e vindas da vida. Essas frases e ditados nem sempre fazem sentido, mas quando fazem nos dão o que pensar... Aqui estão mais duas frases no mesmo clima que a da foto: "Quando Paulo fala sobre Pedro, sei mais de Paulo do que de Pedro". E mais outra sobre aspecto negativo das fofocas: "quando apontamos um dedo, os outros dedos nos apontam de volta". Existe um termo judaico interessante sobre a calúnia, a fofoca, que se escreve de forma transliterada "Lashon Hara" que, para a religião judaica, seria um tipo de atitude bastante ruim (está dentro do código de leis do primeiro testamento). Curiosidades a parte... Será que estas frases são ingênuas? Algumas respostas são muito difíceis de conhecer porque demoram muito tempo pra surgir! Mesmo assim pergunto: Se falar mal dos outros nos prejudica em algum sentido, o que será que o falar bem dos outros pode produzir? Psi Jacques Cohen www.oalbumdossonhos.com.br #fofocas #fofoca #ditadospopulares #lashonhara #psicologia #psicologo #fenomenologia #compaixao #empatia #alteridade #torah #judaismo #karma #leidoretorno"
Jacques Cohen on Instagram: "Você já deve ter escutado a frase: "todos deveriam fazer terapia". Deveriam? Outra frase muito comum e que muitos de vocês já devem ter escutado: "tal pessoa deveria fazer (ou estar) em terapia". Esta última às vezes é dita assertivamente e outras mais agressivamente, soando quase como algo pejorativo, como sendo uma "coisa de louco". Um desserviço para a nossa classe de psicólogos. Voltando a questão do início: quando uma afirmação inclui "todo mundo" num mesmo grupo, a meu ver, com tanta gente misturada - e de forma tão indiscriminada - esta generalização se faz bastante genérica. Não parece estranho afirmar que "todo mundo deveria fazer academia" ou "todo mundo deveria visitar a Disney"? Soa igualmente arbitrário no caso da terapia. Com isto em vista, respondo que não, nem todas as pessoas deveriam fazer terapia. Pela ética, todos que estão em sofrimento devem ser atendidos. Levando o sofrimento como norteador, podemos jogar uma luza sobre esta questão de "quem deve fazer terapia?", já que concordamos que não é para todos. Enfim, a lista é infindável, mas o parâmetro é o mesmo: grupos ou pessoas em conflito e em sofrimento. O caminho nem sempre é fácil e confortável, mas, assim como um remédio amargo, pode ser um fator determinante no processo de melhora. Psi Jacques Cohen Leia o texto na íntegra no site www.oalbumdossonhos.com.br #psicologo #psicologia #fenomenologia #conflito #saudemental #melhora #sofrimento #depressao #ansiedade #dor #luto #terapia #autoconhecimento #etica #cura #ajuda #compreensao"
Jacques Cohen on Instagram: "Como lidar com a procrastinação? Como estão os seus projetos? Brincando com as palavras, aproveito para oferecer duas "pílulas simbólicas" contra a procrastinação, cujo princípio ativo é o olhar do psicólogo misturado com duas leis da Física: a Lei da Entropia e a Lei da Inércia. A Lei da Entropia prevê uma tendência da ação do tempo sobre as as coisas do universo: que todo sistema -humano ou não - acaba por se desfazer e se desorganizar quando não há investimento de energia. Pois, sem um investimento de energia, o sistema tende a se desorganizar e deteriorar. A Lei da Inércia também nos permite uma reflexão sobre a procrastinação: um corpo parado tende a continuar parado e apenas se moverá quando uma força é aplicada para alguma direção. Pois, já que são leis que valem para todo o nosso mundo físico, não poderiam ser aplicadas para as nossas vidas? Essa energia mecânica que falamos, não é somente a física, mas também energia psíquica, energia da nossa mente e corpo. E qual o investimento diário desta energia que temos para nós mesmos? Essa é uma força importante para manter nosso mundo bem organizado e em movimento. Carl Jung teorizou sobre a energia psíquica e seus caminhos. Segundo o analista, nem sempre a pessoa está livre para usar a energia que têm, pois nem sempre ela está disponível para o ego - para nós. Isto se dá quando ela está represada em complexos, traumas, vícios de comportamento e serve para a manutenção de aspectos negativos. No processo psicoterapêutico, da fala e do tomar de consciência sobre estas fundações, da análise minuciosa e corajosa, que se ganha autonomia para usar a energia que dispõe mais livremente. Como você tem lidado com a procrastinação? Como estão os seus projetos? #procrastinacao Psi Jacques Cohen www.oalbumdossonhos.com.br Imagem do quadrinista Henri Tavares"
Jacques Cohen on Instagram: "Para esta frequente pergunta, proponho outro termo, se me permite, pois a palavra "cura" estreita significados quando tratamos de depressão e outros estados patológicos de humor. Podemos encontrar um termo melhor que diga algo diferente sobre esse processo de melhora; de um estado de fechamento e embotamento para outro de maior autonomia e liberdade? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A palavra "cura" pressupõe que o paciente, após o tratamento, voltará ao estado de saúde que estava antes de ficar doente. Nessa perspectiva, tratar a depressão fica quase como um procedimento médico-cirúrgico. Mas, se enquadrarmos assim, a depressão como uma manifestação orgânica, ignoramos as causas e finalidades que dizem sobre o adoecer do paciente, e que são muito importantes para orquestrar o tratamento psicológico. Temos de entender de que forma a depressão implica o paciente em seu mundo e contexto de vida. O tratamento bem sucedido carece de uma transformação ativa e um mergulho: reflexões, coragem, compreensões, resignificações, superações, etc.⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A depressão não é frescura, pelo contrário, é um sinal de que algo deve ser visto, respeitado, acolhido e compreendido. Se precisar, tente buscar ajuda dos familiares, de profissionais, de amigos próximos que confia. Não é simples lidar com a depressão sozinho. Apesar de difícil tratamento, a depressão não é uma doença para a vida inteira. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ -Questione sempre a ideia de uma condição eterna e imutável. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Esse e outros textos na seção blog do site: www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #depressão #liberdade #autonomia #possibilidades #depressãonãoéfrescura #angustia #ansiedade #existencialismo #fenomenologia #psicologia #psicologo #psicoterapia #musicoterapia #saude #saudemental #cura"
Jacques Cohen on Instagram: "SPOILER ALERT Coringa foi um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos. Em geral, não sou muito fã de filmes de heróis, mas este explora o símbolo do anti-herói numa dimensão muito original, por isso achei que seria interessante escrever sobre ele. É um filme provocativo, pois, na melhor das hipóteses, saímos do cinema diferentes de como entramos. No Coringa (2019), vê-se a construção de um personagem, de início muito frágil, perturbado, sem recurso algum, transformar-se gradualmente em um psicopata vingativo, poderoso, com recursos maléficos e sem remorso. Um "vilão" completo. A risada icônica do Coringa, que no começo não parecia ter sentido, vai adquirindo aos poucos o caráter de um sintoma. A risada vai acusando algo sobre Happy (como sua mãe o apelidou). Mais do que um apelido, esta foi a maneira como ela o percebeu e, assim, o "banhou" de suas próprias fantasias e significados doentios. Desta forma, contribuiu no desenvolvimento de uma personalidade doentia em seu filho, marcada pela distorção de seu olhar. A risada sem timing é exatamente o modo confuso que Arthur apreendeu e que compreende o próprio sofrimento. Às vezes pode ser difícil empatizar com um personagem (ou um indivíduo real) agressivo ou anti-social, podemos construir muitas barreiras na hora de compreender o Outro em sua diferença e limitação. E, para isso, o filme nos "engana" e convida a refletir sobre um "outro lado". Mesmo sendo muito violento e imoral, o vilão ainda assim carrega um código de ética: se vingando apenas daqueles que o abusaram de alguma forma. Acredito que o filme nos indaga sobre o outro lado da "moeda social", ao fazer-nos pensar sobre o lado em que a sociedade peca, que se omite e se distorce, no aspecto social da criação e desenvolvimento de uma "doença mental", na marginalidade impositiva, no lado em que não oferecemos condições sociais para todos e da enorme desigualde que há no mundo e de nossa - às vezes caótica - sociedade. Psi Jacques Cohen Texto na íntegra no www.oalbumdossonhos.com.br #coringa #cinema #doencamental #psicologiasocial #psicanalise #fenomenologia #saudemental #empatia #desconstrução #filme #cinema #perspectiva #sociedade #marvel"
Jacques Cohen on Instagram: "(Des)encontros: como lidar com a dúvida? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Qual a diferença entre uma teoria e uma lei na ciência? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A diferença é que a lei se sustenta em fatos e dados irrefutáveis. A gravidade, por exemplo, é bastante incontestável. N'outro lado estão as teorias, que são um conjunto de evidências, mais ou menos óbvias, que sustentam uma afirmação. Ambas surgem de uma pergunta. Por isso, o lado ruim de estar sempre certo é não ter dúvidas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ As certezas nunca foram "mainstream" para a filosofia. Pois o filósofo sabe que através da dúvida, também se produz muitos questionamentos e reflexões importantes sobre a vida; como vivemos hoje, no que acreditamos, nossa visão sobre as coisas. Aí temos um caminho possível, mas fora de moda: poder acolher a incerteza quando algo está dando errado e assim procurar melhorar. Aqui, entenda que a ideia não é tentar passar por cima da dúvida o mais rápido possível com qualquer resposta fácil, mas sim um reencontro demorado e sincero na questão: onde estou e pra onde vou? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ A palavra "procura", tem este sentido original: pró-curar, um movimento em prol de uma cura. E é lógico pensar que se existem tantas pessoas na web prometendo te salvar de todas as mazelas da vida, que se existem tantas promessas assim, é porque existem ainda muitas dúvidas e pessoas desencontradas. Abraçar um pouco da incerteza que a vida nos impõe é também aceitar a condição de não saber de tudo. Avante, seguimos a vida com esperança! E "esperança" tem origem na palavra "esperançar". Esperança não tem a ver com esperar. Por isso, mesmo na dúvida, um pouco de esperança é sempre interessante quando aquilo que traz sentido é o próprio caminhar para alguma direção. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O psicólogo com suas perguntas ajuda o paciente - que não é nada paciente - a desbravar com esperança um sentido para o seu bem estar. Curta, compartilhe e, se precisar, entre em contato!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #fenomeno #psicologia #fenomenologia #encontro #ajuda #sentidodavida #caminhada #perdido #esperanca #caminho #incertezas #existencialismo #existencial #psicologo"
Jacques Cohen on Instagram: "Desde que o mundo é mundo as pessoas sofrem com as pressões sociais, econômicas, políticas, etc. Discursos e ideias modernas podem ser grandes causadoras de sofrimento, depressão, ansiedade. Para Michel Foucault, um dos maiores filósofos do último século, as ideias podem aprisionar! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Foucault cita um filósofo e jurista, Jeremy Bentham, que concebeu a ideia de uma "prisão ideal", a prisão panóptica. Nesse modelo de penitenciária, haveria uma torre central e as celas ficariam ao redor dela, como se vê na imagem. A torre ficaria em uma altura tal que os presos não poderiam ver os guardas. E por essa razão é tida como "ideal", pois se utilizaria da dúvida como uma forma de controle. A torre estaria sempre a vista lá no alto, mas os presos nunca saberiam se há vigias. Então o maior controle não é o de estar sendo vigiado, mas sim a idéia de estar sendo vigiado. Assim, vemos que a ideia pode exercer um controle maior do que algo concreto. Pode aprisionar gravemente, mas também libertar. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Se nos aprofundarmos nas perguntas e reflexões sobre como estamos levando o nosso dia-a-dia e a origem de determinadas ações, saímos do modo automático, adentrando no campo da escolha e da luta pelas próprias causas e não mais as de outras pessoas/poderes. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A terapia é um espaço bastante importante para reconhecer essas ideias que nos "vigiam" e, assim, realizar reconstruções/resignificações, por vezes muito necessárias em prol da autoaceitação e da liberdade de escolha. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Para tanto, fico a disposição. Psicólogo Jacques Cohen ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Texto completo no Blog: www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #liberdade #poder #caminho #escolhas #psicologia #psicologo #construção #reconstrução #terapia #foucault #psicoterapia #sociologia #liberdade #vida #estilodevida"
Jacques Cohen on Instagram: ""Não me sinto eu mesma, estou insatisfeita com a minha personalidade. Não era pra eu me aceitar como sou? Questão interessante. Afinal, como podemos não ser nós mesmos? Na verdade, na maior parte do tempo não podemos ser, estamos "encenando". Muito radical? Vou exemplificar... Todos nós temos várias facetas: a persona profissional (na empresa, no consultório), a persona familiar como filho/irmão (quando reunido em família), no meu caso o músico (no meu lado mais artístico, no estúdio), a persona do cidadão (quando na rua, na votação), etc. Isto é um fenômeno que Jung chamou de persona e ocorre com todos nós. O ambiente social determina certos modos de se comportar, de se enxergar, de se julgar, vai nos moldando. Estes personagens internos podem ser funcionais e também podem deixar de ser. Pois precisamos no adaptar ao meio social até certa medida para sobreviver, respeitando aquilo que é mais pessoal e particular de cada um. Apesar da persona ser importante, às vezes nos apegamos demais a um personagem interno, assim como, também podemos deixar de nos identificar com ele. A aflição e a angústia nos provocam para esta re-visão e novas escolhas. Como dar um respiro agora e tentar um novo modo de se ver? Como se reinventar e pra onde ir? Quais rumos tomar? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Na clínica psicológica o debruçar é minucioso e, através da análise, somos mais capazes de re-conhecer - escolher se aceitar ou, quando há sofrimento, procurar um novo jeito de viver. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen http://www.oalbumdossonhos.com.br/blog #psicologo #psicologia #procura #jung #revisão #escolhas #fenomeno #persona #teatro #personagem #fenomenologia #terapia #psicoterapia #analise #psicanalise #angustia #depressão"
Jacques Cohen on Instagram: "A Liberdade ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Sem a obrigação de partir, mesmo assim, se endereça pelo desejo. Na mais próspera sensação de um quê de completude misturado com a falta de uma obrigação imposta. Impor à vida uma tonalidade marítima e do contato de uma embarcação com a água. Se flui, flui solto, flui aberto. O mar aberto, o deserto, o espaço e o vazio. Todos estes compartilham do mesmo sabor; peculiar estado mental e físico presente nas entrelinhas da vastidão. Pois bem, que palavra é essa que se esconde aqui e no viver de cada homem? Afinal, o que há de livre arbítrio num mundo cujo nome já lhe é dado sem o seu consentimento? Num espaço de campo aberto vejo a leveza de uma decisão que não precisa ser tomada ou o conforto de um estado sem futuro e passado, cuja escolha deriva apenas de sua própria virtude e capricho. E se esse objeto não carece de um nome, não vamos insistir. Vejo chegando no horizonte aquilo que se sussurrava nessa grande imensidão palavrística que te acompanhou ao percorrer essa leitura. O sol, que batia de frente, ofuscava essa sensação e, quando finalmente baixou, num lampejo surgiu vitoriosa: a liberdade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen Mais produções no meu blog no site www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #liberdade #abertura #novo #literatura #prosa #olhar #livre #livrearbitrio #psicologia #psicoterapia #psicólogo #psicanalise #poesia #poética #sol #futuro #passado #humanoterapeuta #humano"
Jacques Cohen on Instagram: "Escrevendo nessa tela vazia e com fundo ilusório, me pergunto se essas palavras um dia terão alguma concretude desvirtual. Tudo se esvazia enquanto deslizo o dedo aqui e ali, denunciando a falta de tato que nos habituamos dia após dia. E na esperança analógica, grito com o volume baixo neste retângulo preto ou branco com símbolo de maçã. Será que alguém escuta? Símbolo da extrema evolução tecnológica, o olhar do artista foi esmagado pela maçã de metal. Sua mensagem chega mais longe, mas não penetra a carne. O olhar que "via", criava do zero, do nada. Criava com a dor, com a injustiça e com a angústia. Hoje, o olhar artístico ficou pré-moldado, barateado e reduzido. No olhar e ouvidos do interprete musical se positivam onomatopeias sexuais, reduzindo o desejo ao ato. Falta a poética, o simbólico, a crítica. O louco olhar do artista e suas roupas folgadas, perderam espaço para o homem de ferro, o homem máquina, o homem engrenagem. E, a prova d'água, suas emoções não o tocam mais. A pele ficou impermeável ao Outro e a si-próprio. Como será a jornada - digital - desses novo herói? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Compreendendo seu mundo e segurando para não cair no fluxo cotidiano e arbitrário da mesmice virtual! Rumando ao novo - ao novo disruptivo - não às reedições do mesmo olhar! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #homem #homemdeferro #sociedade #virtualidade #virtual #analog #analogico #produção #mundo #globalização #psicologiaclinica #psicologia #psicologo #psicologiaonline #digitalinfluencer #digital #emoções #herois #critica"
Jacques Cohen on Instagram: "Mas afinal, para que serve a Psicoterapia? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Me permitindo certa liberdade, tentarei em poucas palavras definir esta prática tão importante e tão múltipla. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A atuação do psicólogo é muito ampla e acontece nas mais diversas áreas, instituições públicas, escolas, empresas, a área clínica. Sobre esta última, existem muitas abordagens teóricas e cada uma delas propõe algo sobre a atuação. Elas muitas vezes dialogam entre si, mas têm diferenças consideráveis podendo propor intervenções totalmente diferentes. Cada uma se apóia numa dada compreensão de quem é o homem, de como se faz ciência, do que são e como tratar as "doenças psíquicas". Esta prática serve para tratar das ditas "doenças psicológicas", mas, por que não, do próprio mal estar? Como existe todo um universo psicológico desta prática, tentarei pincelar o tema nesta pequena tela usando algumas linhas como referência. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A psicoterapia propõe a inauguração de um espaço que proporciona uma troca de sentidos e possibilidades, uma escuta especializada, sigilosa e "afinada", que ressoa o que o paciente - que não é nada paciente - está dizendo. Tendo em vista ampliar as idéias e a consciência do sujeito sobre si. Um poder revisitar-se: desde a história e os acontecimentos dos passado às expectativas futuras. Nesse caminho, "clareando" as vivências, transformando-as em experiências. Um caminho a trilhar, a rumar (dar-se um rumo), passando gradualmente pelas afetações, a dor, os medos, a ansiedade, com-preender - entender junto - procurar novas oportunidades, novas aceitações e alcançar outras possibilidades existenciais. Um passo na direção da consciência ao falar do que dói, transcendendo uma condição mais estreita para outra mais livre. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Me diga o que achou? O que eu poderia falar no próximo post?? Curta, compartilhe, comente! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #psicologo #terapia #psicoterapia #paciente #saudemental #saude #existencialismo #pratica #atuar #criar #criatividade #resiliencia #conquistas #aceitação #depressão #ansiedade #panico #tristeza #alegria"
Jacques Cohen on Instagram: "Se não for postado não existe. Existe? Trago essa breve reflexão a todos aqui nas midias sociais, cuja presença estática neste mundo digital poderia espantar qualquer um que vivesse antes do século XXI. Claro, há benefício gigantescos nessa velocidade em que os conteúdos são transmitidos. Mas e os conteúdos internos? Será que o uso irrefreável dos aparatos tecnológicos também não provocam malefícios a saúde no momento em que introjetamos esse mesmo ritmo a nossa vida? Os novos heróis estão no Facebook e no Instagram e não mais nos gibis ou na televisão, os Youtubers hoje são mais conhecidos que muitos atores de novela. Não cabe aqui dizer se esse modo de viver é melhor ou pior do que era antes, mas sim, em frente a essa nova realidade, quais as novas questões que precisamos levantar. Skinner, psicólogo fundador da psicologia e análise do comportamento, nos permitiu uma maior compreensão do ser humano e da maneira com que somos condicionados pelo nosso ambiente. Sofremos, segundo ele, influência direta das pessoas e estímulos ao nosso redor e nos comportamos em resposta a isto. Sendo assim, quanto condicionados estamos a gastar o tempo e esperar resultados ao checar likes de posts que fazemos uma vez que a recompensa - likes e atenção - chega tão rapidamente? Você já se perguntou porque não há um botão de dislike? Se existisse mudaria absolutamente o formato do que é publicado. Você sabe como o nosso comportamento é, hoje, altamente condicionado por esses Apps? São inúmero algoritmos programados para saciar seus estímulos mais primários e/ou fazê-lo retornar. É muito curioso perceber como alguns comportamentos muitas vezes bizarros ou destrutivos se tornaram naturalizados através dos filtros, lentes, câmeras e telinhas. Nessas águas se escondem verdadeiros fantasmas que incriminam potenciais causadores de depressão, ansiedade e fobia social. Muito importante desbravarmos essas águas, pois hoje se vê, mais do que nunca, pessoas com sintomas ansiosos, depressivos e outros sintomas associados a esse estilo de vida altamente virtualizado e veloz. #virtualidade #internet #post #veloz #psicologo #psicologia #depressão #ansiedade #panico #fobia #angústia #modernidade"
Jacques Cohen shared a post on Instagram: "Se não for postado não existe. Existe? Trago essa breve reflexão a todos aqui nas midias sociais, cuja presença estática neste mundo digital poderia espantar qualquer um que vivesse antes do século XXI. Claro, há benefício gigantescos nessa velocidade em que os conteúdos são transmitidos. Mas e os conteúdos internos? Será que o uso irrefreável dos aparatos tecnológicos também não provocam malefícios a saúde no momento em que introjetamos esse mesmo ritmo a nossa vida? Os novos heróis estão no Facebook e no Instagram e não mais nos gibis ou na televisão, os Youtubers hoje são mais conhecidos que muitos atores de novela. Não cabe aqui dizer se esse modo de viver é melhor ou pior do que era antes, mas sim, em frente a essa nova realidade, quais as novas questões que precisamos levantar. Skinner, psicólogo fundador da psicologia e análise do comportamento, nos permitiu uma maior compreensão do ser humano e da maneira com que somos condicionados pelo nosso ambiente. Sofremos, segundo ele, influência direta das pessoas e estímulos ao nosso redor e nos comportamos em resposta a isto. Sendo assim, quanto condicionados estamos a gastar o tempo e esperar resultados ao checar likes de posts que fazemos uma vez que a recompensa - likes e atenção - chega tão rapidamente? Você já se perguntou porque não há um botão de dislike? Se existisse mudaria absolutamente o formato do que é publicado. Você sabe como o nosso comportamento é, hoje, altamente condicionado por esses Apps? São inúmero algoritmos programados para saciar seus estímulos mais primários e/ou fazê-lo retornar. É muito curioso perceber como alguns comportamentos muitas vezes bizarros ou destrutivos se tornaram naturalizados através dos filtros, lentes, câmeras e telinhas. Nessas águas se escondem verdadeiros fantasmas que incriminam potenciais causadores de depressão, ansiedade e fobia social. Muito importante desbravarmos essas águas, pois hoje se vê, mais do que nunca, pessoas com sintomas ansiosos, depressivos e outros sintomas associados a esse estilo de vida altamente virtualizado e veloz. #virtualidade #internet #post #veloz #psicologo #psicologia #depressão #ansiedade #panico #fobia #angústia #modernidade". Follow their account to see 102 posts.
Jacques Cohen on Instagram: "Quando não entendemos algo sobre nós, a tendência é repetirmos os mesmos erros. E podemos afirmar o mesmo para a História: da importância de estudar eventos como as guerras para que não voltem a acontecer. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A História e a Genealogia são duas disciplinas que estudam os eventos do passado. Para Foucault, a Genealogia é a melhor disciplina para compreender os acontecimentos do passado. A História pretende, segundo o filósofo, achar a essência dos acontecimentos, pretende estabelecer uma narrativa coerente a partir dos fatos. Já a Genealogia procura compreender o conjunto de "verdades" conflitantes e diferentes sobre o mesmo fenômeno do passado e as diversas visões que coexsitiam sobre os mesmos fatos e acontecimentos. Poderíamos aqui estabelecer uma relação da Genealogia com o trabalho analítico na psicoterapia. Quando revisitamos o passado do paciente e os fatos, não trabalhamos com acontecimentos únicos e específicos, mas a perspectiva e associações do paciente sobre as diferentes versões que sua história carrega. Assim refletimos, revisitamos as diferentes "verdades" do seu passado, que fizeram esculpir o modo como compreende a si mesmo e o mundo ao redor. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Conseguimos um olhar mais profundo sobre o passado com este olhar genealógico, re-visitando as muitas versões e verdades sobre você à luz de quem você é hoje. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Você já pensou em visitar o seu passado com outro olhar? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #genealogia #historia #acontecimentos #passado #presente #futuro #vida #terapia #psicoterapiaonline #psicologiaclinica #psicólogo #psicanálise #estudos #lembranças #visita #compreensao"
Jacques Cohen on Instagram: "Sobre o ócio e a procrastinação à luz da filosofia judaica. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mesmo não sendo religioso, compreendo que existem filosofias milenares que podem contribuir muito para a compreensão de quem somos e como poderíamos agir em certas situações. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Apalavra hebraica Mitzvah, significa "boas ações"/"boas ideias" e tem um peso simbólico importante para os judeus religiosos, pois, na lei bíblica, uma boa ação lhe dá créditos positivos na vida. Curiosamente, a palavra Mitsvá se escreve de forma semelhante a palavra Matzah - que se refere aquele pão ázimo que os judeus comem na páscoa judaica. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ No livro A Arte de Ser Mais Gente, o Rabino David Veitman se refere a esta semelhança das palavras, não como uma mera coincidência, mas algo que muitos comentaristas e estudiosos identificaram como proposital. Em uma passagem do livro Exodus, os judeus estavam acampados quando viram o exército egípcio e tiveram de sair imediatamente. m dos egípcios no livro Exodus, não tiveram tempo de deixar o pão fermentar, pois haviam de fugir o mais rápido possível para não serem mortos/capturados. Daí que se estabeleceu a tradição de comer esse pão ázimo, para lembrar deste evento passado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ E, como no alfabeto hebraico nem sempre se utiliza as vogais, algumas palavras admitem mais de uma leitura. A frase "não deixe a matsá fermentar" ou "não deixe a mitsvá fermentar" carrega uma simbologia importante, de que, aqueles pensamentos e boas ações, as ideias de mudança, bons pensamentos e as tomadas de decisão, não devem ser procrastinadas, pois nessa demora - ao fermentaram - perdem sua validade espiritual e são desperdiçada a. Assim, vê-se que tudo têm um tempo certo para acontecer, e a mensagem que fica é que há oportunidades que não voltam. Na visão judaica, boas ações devem ser feitas sempre e quando possível, na hora certa e do começo ao fim. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mais textos no blog do www.oalbumdossonhos.com.br #judaismo #filosofia #psicologia #psicólogo #simbolos #judaism #mitzvah #matzah #boasemana #boasações #procrastinação #depressão #fermentacaonatural #exodus #judeus #hebraica #coincidencia"
Jacques Cohen shared a post on Instagram: "Sobre o ócio e a procrastinação à luz da filosofia judaica. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mesmo não sendo religioso, compreendo que existem filosofias milenares que podem contribuir muito para a compreensão de quem somos e como poderíamos agir em certas situações. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Apalavra hebraica Mitzvah, significa "boas ações"/"boas ideias" e tem um peso simbólico importante para os judeus religiosos, pois, na lei bíblica, uma boa ação lhe dá créditos positivos na vida. Curiosamente, a palavra Mitsvá se escreve de forma semelhante a palavra Matzah - que se refere aquele pão ázimo que os judeus comem na páscoa judaica. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ No livro A Arte de Ser Mais Gente, o Rabino David Veitman se refere a esta semelhança das palavras, não como uma mera coincidência, mas algo que muitos comentaristas e estudiosos identificaram como proposital. Em uma passagem do livro Exodus, os judeus estavam acampados quando viram o exército egípcio e tiveram de sair imediatamente. m dos egípcios no livro Exodus, não tiveram tempo de deixar o pão fermentar, pois haviam de fugir o mais rápido possível para não serem mortos/capturados. Daí que se estabeleceu a tradição de comer esse pão ázimo, para lembrar deste evento passado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ E, como no alfabeto hebraico nem sempre se utiliza as vogais, algumas palavras admitem mais de uma leitura. A frase "não deixe a matsá fermentar" ou "não deixe a mitsvá fermentar" carrega uma simbologia importante, de que, aqueles pensamentos e boas ações, as ideias de mudança, bons pensamentos e as tomadas de decisão, não devem ser procrastinadas, pois nessa demora - ao fermentaram - perdem sua validade espiritual e são desperdiçada a. Assim, vê-se que tudo têm um tempo certo para acontecer, e a mensagem que fica é que há oportunidades que não voltam. Na visão judaica, boas ações devem ser feitas sempre e quando possível, na hora certa e do começo ao fim. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mais textos no blog do www.oalbumdossonhos.com.br #judaismo #filosofia #psicologia #psicólogo #simbolos #judaism #mitzvah #matzah #boasemana #boasações #procrastinação #depressão #fermentacaonatural #exodus #judeus #hebraica #coincidencia". Follow their account to see 102 posts.
Jacques Cohen on Instagram: "Do livro sobre depressão, O Demônio do Meio-dia, de Andrew Solomon. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Muitos autores da área da psicologia compreendem a grande importância da depressão em seu movimento e contexto de vida do paciente, compreendem a grande necessidade de converter o conceito de depressão, de uma "disfunção/transtorno no humor", observando-a em seu movimento, como uma tentativa de auto-regulação, uma necessidade do sistema psíquico equilibrar-se, da importância de encontrar um sentido e um propósito para viver. Sendo assim, essa grave mudança no humor é maneira a qual o corpo e a mente incriminam que algo na vida da pessoa não está "dando certo". Vale ressaltar a importância deste olhar e postura do psicólogo; dando espaço e escuta para a depressão, reconhecendo-a em seu movimento, em seu significado, facilitando essa procura que clama e re-clama por caminhos e sentidos possíveis nesta transformação existencial. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quando algo de nosso uso cotidiano falha ou deixa de funcionar, aí que paramos para observar sua importância e significado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Na depressão gravíssima, por outro lado, parece não haver essa possibilidade, uma vez que o indivíduo não tem nem forças para sair da cama e sequer sair dessa condição. Diz o autor, "o único sentimento que resta nesse estado despido de amor é a insignificância", uma depressão paralisante. Em outras palavras, depois do fundo do poço não há mais para onde cair. Estes casos a atenção da família, de um cuidado psicoterapêutico associado a uma intervenção multidisciplinar se faz necessário, até que o paciente possa seguir caminhando por si nesta busca por sentido. Se precisar, procure um profissional. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Psi Jacques Cohen www.oalbumdossonhos.com.br ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #depressão #ajuda #tristeza #terapia #angustia #ansiedade #psicoterapiaonline #psicologiaonline #psicoterapia #psicologo #psicologia #proposito #sentidodavida #sentido #caminhada #analisesclinicas"
Google Sites
Report abuse
Page details
Page updated
Google Sites
Report abuse